segunda-feira, 21 de maio de 2012

PALAVRAS EM JOGO- Por Rita Figueiredo


DIANTE DO COMEDIANTE
SINTO QUE O CÔMICO É CÓSMICO

***

O ser humano...

Res
Sus
As
Cons
                   pira
Trans
Ins
Ex
Senão

***


Questões Idiomáticas de Gênero
(Pra deixar estrangeiro louco)

Bota é feminino do Boto?
Caso é masculino de Casa?
Cigarra é feminino de Cigarro?
Cola é feminino de Colo?
Milho é masculino de Milha?
Solo é masculino de Sola?
Tesoura é feminino de Tesouro?

***

Tentei entender
A natureza da realidade
e descobri
A realeza da naturalidade

***

Que mistério é esse...

...Que faz tão juntos
Dois sentimentos opostos
Como amar e odiar?
Duas atitudes antônimas
Tão próximas
Que podem até se
Anagramizar:

           E     I
AGR    D    R
           A    A

***

Somos todos errantes
querendo parecer acertantes

***
Como desatar os nós
sem desfazer os laços?

O verdadeiro amor
não é aquele pelo qual eu me perco,
mas aquele pelo qual eu me encontro.
Então, em vez de ‘perdida de amor’,
fico encontrada de amor!

***

Infâmia

...E  se,  em  vez  de  GAL, o  PORTU  fosse  MAU,

em  vez  de  SIL, o  BRA  seria  VIL ??

***

Para sua FLEXÃO e REFLEXÃO

Alce e realce
Banho e rebanho
Barba e rebarba
Bento e rebento
Curso e recurso
Galo e regalo
Gato e regato
Gente e regente
Mate e remate
Moto e remoto
Pulso e repulso
Puta e reputa
Tina e retina
Trato e retrato
Volta e revolta

***

Mundo, mundo, vasto mundo
Ainda bem que não me chamo Raimunda
Pois, além de não ser uma solução,
Ainda teria que aguentar a rima!

***

A tribo de Snemoh e a tribo de Serehlum
Formam a nação dos SONAMUH
(Decifra, se és zapac !)

A lição do BEM-TE-VI

Êta passarinho animado, otimista e compassivo!
Inspirando-nos a olhar tudo com bons olhos:
a vida, as outras pessoas e, principalmente, a nós mesmos.
Por mais que alguma coisa nos pareça errada,
Vamos imitá-lo, mentalmente, ou até em voz alta:
Bem te vi!”
Abençoar o mundo, ajudando a humanidade
a se libertar de um dos hábitos mais nefastos
que é o de olhar as coisas com maus olhos.
É desse olhar com maus olhos que se origina a maioria dos venenos
como a crítica, a maledicência, a censura, a inveja e tantas outras barbaridades
que podem representar grandes obstáculos ao crescimento do ser humano.
O Bem-Te-Vi está em toda parte, com sua plumagem bicolor, amarela e preta,
a nos lembrar que a vida é assim mesmo, feita de luz e sombra.
Grande motivo para celebrar:
Bem te vi!”

***

Só me levam a
sério
se rio

***

Um  e  Outro

Às vezes, quero me expressar criativamente,
mas meu discurso insiste em apresentar-se original.
O centro da criatividade é um; o da originalidade é outro.
Um é espontâneo; o outro, elaborado.
Um é síntese; o outro é análise.
Um é imaginação; o outro é razão.
Um é anárquico; o outro é sério.
Um é natural; o outro é normal.
Um é arte; o outro é ciência.
Um sou eu; o outro... também!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário