terça-feira, 8 de maio de 2012

Gustavo Borges-Trajetória de um Vencedor- Por Maria Luiza França





Quando li a matéria sobre a experiência da Rita com a Natação e vi sua foto com o nome da Academia Gustavo Borges ao fundo, senti que em algum momento eu iria dedicar um tempo para  escrever sobre isso,pois, certamente a Rita experimentou o MGB (Método GustavoBorges)


Na verdade, falar num site de sessentonas sobre um “garoto” de 39 anos parece, de início, um tanto estranho mas o que quero contar tem muito a ver.

Gustavo Borges-Trajetória de um Vencedor


Considero-me uma privilegiada por ser sua tia e sua madrinha de batismo e de casamento. Quando ele nasceu, minha irmã contava rindo que o médico dizia ter medo que os bebês do berçário apanhassem dele... Já nasceu grande mas de proporções tão perfeitas que o mesmo  doutor vaticinou  : “ele vai poder ser o atleta que quiser”.


Gustavo escolheu a Natação e com seu talento, disciplina e especialmente com a presença constante da fundamental   e firme infraestrutura amorosa, educacional e econômica de seus pais é hoje um Vencedor!


Desde muito cedo Gustavo evidenciou um grande respeito pelos mais velhos, bonito de se ver. Perdeu seus avós paternos ainda criança mas os avós maternos tiveram a sorte  de acompanhar sua linda  e importante trajetória . Logo após sua primeira medalha olímpica, entrevistado pelo Jornal do Brasil, ao ser questionado sobre quem era seu ídolo, respondeu de pronto: “Meu avô Moacir França”.  E era recíproco. Não foram poucas as vezes em que este avô atrapalhou as largadas dos nadadores nas  competições  das quais Gustavo ainda menino, participava,  por não conseguir conter seus  gritos de “Vai  GustavoOOOO!!!”
Vovô se foi mas de onde estiver, tenho a certeza de que  acompanha de perto  os passos do seu neto. Passou o bastão a vovó Maria, hoje quase centenária, que abre um sorriso lindo quando esse neto chega para as visitas de quase todos os  domingos .


Dia 12 de maio de 2012 será um dia histórico para ele, para todos nós da família e certamente para todo o Brasil – Gustavo participará ( em Fort Lauderdale  Florida USA), da cerimônia de entrada no International  Swimming Hall of Fame ( ISHOF) onde receberá a homenagem como nadador brasileiro.
É o segundo nadador brasileiro a receber tão importante  condecoração. A única brasileira a ser homenageada antes foi Maria Lenk.


Gustavo começou a nadar aos 10 anos, quando ganhou sua primeira medalha. Quatro vezes medalhista olímpico, 3 vezes recordista mundial em 1993, recordista mundial no revezamento 4X100 em 1998,detentor de 19 medalhas em Jogos Pan-Americanos e, 31vezes medalhista em Copas do Mundo, Gustavo tem hoje em sua casa uma sala só para abrigar seus troféus.
Grande empreendedor, fundou as Academias Gustavo Borges com unidades em São Paulo, Curitiba e Londrina, instituiu o “Troféu Gustavo Borges”, e criou seu Método exclusivo de natação formativa para todas as idades, o MGB , adotado até no exterior.


Vencendo como filho, neto, irmão, sobrinho,  esposo, pai, tio, amigo, empresário, Atleta  que se orgulha de ser brasileiro, vence sobretudo como Ser Humano.
Na cerimônia de sua entrada no Hall da Fama da Natação  estarão presentes seus pais, suas irmãs, sua esposa e seus filhos, muitos outros parentes, amigos brasileiros, amigos do tempo em que estudava e treinava em Michigan  e até seu treinador à época Jon Urbancheck.
Será uma festa maravilhosa à altura de seus feitos . Vou estar presente espiritualmente. Quando de sua primeira vitória olímpica, preparei uma faixa dizendo : “Aí Gustavo, você vale quanto mede!” Hoje acrescento “...mas sua essência vale muito mais, Gustavo França Borges!”
Você será sempre um exemplo não só para as crianças de hoje mas também para nós, as crianças de outrora...
Bênçãos e beijos de sua orgulhosa tia Iza















Um comentário:

  1. Tive acesso ao texto por recomendação da Rita Figueiredo.
    Um prazer ler as palavras da Tia Iza.
    Como amigo, colega das piscinas e de trabalho, também homenageio o grande Gustavo.

    ResponderExcluir